top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Gomas de cannabis ajudam na concentração, diz universitário

Tipo de projeto

Texto

Data

Janeiro 2024

Material

Estudante da UFRN afirma que mantém uma rotina de estudos focada e relaxada

Vinicius Silva, 31 anos, mora em Natal e cursa Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Há alguns anos, ele lida com a ansiedade que prejudica a concentração trazendo prejuízos na rotina de estudos.

Ele conta que diversos fatores somoram para que chegasse no resultado desejado para o tratamento com cannabis.

“Eu já faço terapia há alguns anos para cuidar da minha ansiedade e, no primeiro semestre, estava estudando para um concurso, mas tinha dificuldade para me concentrar no que estava vendo'’.

Foi em uma consulta médica que ele encontrou na maconha um auxílio importante para melhorar a concentração nos estudos. ''O medicamento me oferece momentos de lazer e paz'', contou.

O uso das gomas completou cinco meses. Ele afirma que já houve evolução positiva no quadro de ansiedade e, consequentemente, a concentração melhorou.

''Mostrei para os amigos os resultados que estava tendo e chegamos até a conversar sobre como o moralismo ultrapassa a ciência e a saúde aqui no Brasil''.

Uma investigação da Universidade do Texas concluiu que a maconha é capaz de aumentar o número de conexões neurais em nosso cérebro. Para demonstrar isso, o estudo colocou uma amostra com 48 adultos usuários de maconha entre 20 e 36 anos e os compararam com um grupo de não fumantes com características semelhantes. Depois de fazer imagens cerebrais dos sujeitos, por meio de ressonância magnética, as imagens dos cérebros dos usuários de THC mostraram um aumento em sua condutividade geral. Isso pode trazer melhorias nos resultados ao estudar ou realizar atividades que exijam muita concentração. Leia a reportagem completa.

O conhecimento sobre a planta

O estudante passou a ficar cada vez mais interessado em aprender sobre os benefícios medicinais da planta, por isso passou a pesquisar mais sobre os canabinoides para entender como os compostos da planta poderia ajudá-lo.

''No começo não entendia muito sobre cada componente, mas aos poucos os amigos foram me ajudando e eu entendi mais sobre o assunto e saber o que eu estava usando'’.

A gomas contendo THC são adquiridas por meio de uma empresa norte-americana que opera no Brasil e realiza todo o processo de importação de acordo com a legislação brasileira. “Me sinto seguro sendo regulamentado, pois não tenho medo de sofrer sanções penais, por tratar algo que me aflige'', contou.

Segundo Vinicius, a regulamentação possibilita entender que tipo de medicamento está sendo usado e seus compostos na quantidade correta, sem afetar e causar efeitos contrários daquilo que se deseja.

Em busca de concentração e bem-estar na jornada acadêmica, Vinicius Silva, estudante de Ciências Sociais na UFRN, compartilha com o Sechat sua experiência com gomas de cannabis no aprimoramento da concentração e no controle da ansiedade.

Segundo estudos de investigação da Universidade do Texas, a maconha é capaz de aumentar o número de conexões neurais em nosso cérebro.

bottom of page